Avançar para o conteúdo principal

Freguesia do "Garachico"

Fiquei espantado ao ler o Diário de Notícias de hoje, quer dizer, não foi bem espantado, foi mais estupefacto.Vê-se mesmo que estamos próximos a eleições, e como tal o Partido Comunista Português levou a cabo mais uma das suas inúmeras iniciativas políticas.
Terá sido porventura saudade de se dirigir às grandes massas ao Domingo pela manhã, que o líder o PCP Madeira se deslocou ontem ao sítio da Garachico em Câmara de Lobos?
Isso não sabemos.
Sabemos sim, que a sua proposta visa apenas, dividir a população, levantar suspeições, inumerar reivindicações suas e não da população daquela localidade.
É neste terreno, fértil em desconfiança, no diz que disse, no era tão bom se acontecesse, teríamos mais liberdade, mais direitos, mais garantias, que o PCP mais gosta de se movimentar, sobretudo se existirem eleições à porta.
Estes senhores querem a criação da "Freguesia do Garachico", para melhor servir os interesses da população.
Deixem-me dizer que a ideia, nem é nova, tempos houve em que foram apresentadas propostas para a criação da "Freguesia do Carmo" e o "Concelho do Estreito".
Em ambos os casos, não sei o que é pior, se o rídiculo da proposta, ou o rídiculo da justificação.
É que a primeira tinha o condão de apenas circunscrever os conjuntos habitacionais, a escola, a farmácio e o centro de saúde. A segunda integrava a freguesia do Estreito, a do Jardim da Serra e imagine-se só a do Curral das Freiras, como se já não bastasse ter que passar por um concelho até de chegar à sede de concelho, estra proposta proponha "aumentar" a distância.

Agora mais a sério, esta proposta não faz sentido nenhum, do mesmo modo que não faz qualquer sentido criarem mais cidades, independentemente das infra-estruturas existentes e o número de população o justificarem.
Numa altura de contenção, onde o dinheiro mal dá para o expediente, exigir ao Estado e à Região sentar à mesa mais uma família é totalmente irresponsável. Por outo lado, com o investimento feito pelo Governo Regional na criação de uma rede viária capaz de aproximar todas as populações dos centros urbanos, atenuando assim as distâncias, a par de um forte investimento na criação de infra-estruturas necessárias à qualidade de vida das populações, nomeadamente com a construção de escolas, centros de dia, centros de saúde, rede de saneamento básico, água potável e electricidade, a par de um investimento privado em vários sectores, desde a saúde ao comércio, a nossa preocupação deve ser a de unir e não dividir.
Os partidos políticos têm é de começar a pensar numa revisão da Divisão Político Administrativa da Região, equacionar o número de concelhos e de freguesias, numa lógica de aproveitamento das infra-estruturas existentes, dos recursos financeiros e humanos, sem colocar em causa a identidade da região e das suas gentes.
Mas isto dá muito Trabalho e poucos Votos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ridicularizar

A Presidente da Associação Madeirense das Mulheres Empresárias, conseguiu ridicularizar a atribuição de um Prémio que tem tudo para ser uma coisa "séria". Começa pelo nome, "International Woman Award", a ideia vem de uma senhora com um nome tipicamente madeirense, Giuliana Vignolo, como o nome é internacional, pode-se dizer os maiores diaparates, insultar as mulheres madeirenses, sejam elas empresárias ou não, porque o prémio é "international". Acham que estou a ser muito crítico, então vejam: Prémio Emprearial - Oprah Winfrey, sim essa mesma, a apresentadora norte-americana; Prémio Profissional - Conceição Estudante, Secretária Regional do Turismo e Transportes, mas a cereja no topo do bolo é o 3º prémio, Prémio na Área dos Resultados Humanos - Dolores Aveiro, quem? Esta associação foi criada em princípio para valorizar e promover o empreendedorismo desenvolvido por mulheres, supostamente madeirenses, ou supostamente a desenvolver a sua actividade nos li...

Bom filho a casa torna

Numa altura em que dizem que os blogues deixaram de estar na moda, decidi voltar a escrever e manter espaço activo e dinâmico. Com um novo nome e talvez quem sabe um novo layout,  espero conseguir motivar-me a fazer deste espaço um lugar de reflexão. Vamos ver!

Analisando os resultados

O resultado do PSD está longe ser brilhante em Câmara de Lobos, mesmo nas freguesias onde mantivemos uma maioria confortável, os sinais são claros de que outros partidos, nomeadamente o CDS/PP mantem uma tendência de crescimento. Há algum tempo atrás, escrevi aqui, aquela que era a minha convicção, que João Isidoro teria um mau resultado, muito aquém do que ele próprio e afirmava e que alguma comunicação social alimentava. Estava errado, teve um muito bom resultado, sobretudo se atendermos ao facto de o seu partido ser composto maioritariamente senão na totalidade por ex-militantes socialistas, e pelo pouco tempo de existência enquanto partido político na região. Mas o que mais me surpreendeu no resultado do MPT, e que levanta sérias dúvidas e alguma preocupação, é que o crescimento verificado relativamente às eleições legislativas, não se fez à custa do eleitorado socialista como erradamente se afirmou, mas sim do eleitorado social democrata. O PS teve o resultado que se esperava, o s...