Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2008

No que me estou a meter!

Até parece que dois blogs "sérios" não eram suficientes, agora tive a brilhante ideia de gozar um pouco, e mostrar coisas de gosto, que me fazem rir, pensar e "serrar". Pois é, vou tentar manter isto actualizado, com notícias fresquinhas sobre as mais recentes peripécias, links para blogs de malta divertida, vídeos, e livros interessantes, digo eu. No que me estou a meter!

Primeiras Chuvas

Ainda mal acabou o Verão e já se registam chuvas de alguma intensidade, que podem comprometer bens e pessoas. É preciso estar alerta e saber prevenir. A limpeza de adufas, levadas, ribeiras e terrenos baldios é fundamental para que não se repitam prejuízos de anos anteriores. Cabe a todos, e não apenas às autarquias a prevenção destas situações. Se todos colaborarem, em caso de maior precipitação, o trabalho das autarquias e bombeiros é mais rápido, mais eficaz e os danos são menores.

Novo Ano Escolar

Começou o novo ano escolar, e em Câmara de Lobos com razões mais que suficientes para satisfação. Com a inauguração de duas novas escolas, Rancho-Caldeira (Câmara de Lobos) e Seara Velha (Curral das Freiras), o nosso concelho reforça o seu parque escolar, com equipamentos de qualidade e dão-nos a garantia que pelo menos em termos anímicos este ano escolar será melhor que os anteriores. A todos os que a partir de agora usufruem destas instalações desejo as maiores felicidades, na certeza que tudo farão para provar que este é um investimento que se justifica.

Espalhanço

Depois da posição anunciada pelo PCP, os restantes partidos vieram a terreiro tecer comentários sobre a tal alteração da lei, tendo o PSD através de Paulo Mota Pinto, Vice-Presidente, lançando a ideia de esta questão à semelhança do que aconteceu com a Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, fosse colocada, e bem, a referendo popular. Sócrates na tardou em afastar esta questão de cima da mesa, como aliás já o tinha feito na última campanha eleitoral para as legislativas. Cai assim por terra a pretenssão de PEV, BE e PCP. É caso para dizer, mais um espalhanço da política nacional.

Solidariedade Política

A solidariedade política é muito importante e cada vez mais raro no nosso país, seja entre membros de um mesmo partido ou entre partidos diferentes. Ontem o país tomou conhecimento de um gesto solidário por parte do Partido Comunista Português, para viabilizar uma alteração à lei proposta pelo Partido Ecologista Os Verdes e pelo Bloco de Esquerda sobre casamentos homossexuais. Sem retirar a importância a esta matéria, que a tem certamente, seria de esperar que o PCP e outros partidos se unissem para discutir e encontrar soluções para as graves dificuldades que o país atravessa, e não para questões de segundo plano, que em nada contribui para o ultrapssar deste impasse em que o país mergulhou. Não sei porque ainda me espanto.

Transportes Escolares (II)

Eu disse, que a questão dos transportes escolares ia dar que falar. Parece que advinho estas coisas, mas não, trata-se apenas de estar atento e saber de antemão que apesar da experiência de anos anteriores, todos os envolvidos parecem esquecer-se de acautelar os seus interesses. Como não o fazem, depois existem custos, financeiros, sociais e políticos, e ninguém sai a ganhar, nem mesmo aquela oposição mais sedenta de "sangue" para poder brilhar.

Transporte escolar

Com o novo ano escolar à porta, não vão faltar as queixas relativas ao transporte dos alunos para as escolas. Depois de a Câmara Municipal ter alargado o acesso ao transporte escolar para os alunos que vivem num raio inferior a 2Km, é previsivel que esse serviço seja assegurado pelas companhias transportadoras, cabendo às autarquias uma comparticipação parcial ou total do valor do passe para os alunos abrangidos pela legislação. Contudo é de esperar que encarregados de educação e partidos da oposição, andem novamente de mãos dadas, exigindo que as autarquias assumam a totalidade dos encargos financeiros com o transporte escolar, ou que em última instância assegurem por meios próprios esse transporte. Já o disse e repito, as autarquias não podem, nem devem substituir as companhias transportadoras, cabendo a estas a função de encontrar a melhor solução para a mobilidade das populações, seja pelo incremento do número de carreiras, seja pela utilização de veículos mais pequenos que lhes pe...

Sobre a Geminação

Para além dos aspectos que referi anteriormente, aquele que mais me orgulha, é o facto desta Geminação ter tido a sua génese na persistência de uma camaralobense residente em Forio há vários anos. Um verdadeiro exemplo da responsabilidade cívica que todos devemos ter, independentemente de cargos políticos ou filiações partidárias. A sua participação neste processo é o melhor exemplo na dedicação e carinho que os nossos emigrantes têm pela sua terra, e ilustra bem como é possível a sua integração na vida comunitária das cidades que os acolhem. Aqui fica uma homenagem a Quelmina de Barros.

Lealdade

Eis uma palavra que de agora em diante ouviremos muitas vezes, sobretudo com o aproximar dos actos eleitorais. Os actuais detentores de cargos políticos, os dirigentes partidários, os candidatos a candidatos, sobretudo estes últimos vão recorrer ao conceito de "Lealdade" para se posicionarem. Mas afinal o que é Lealdade? Com quem ou para quem a devemos manter? É algo que implique apenas um sujeito? Serve para quê? Como pode ser avaliada? Estas e outras questões são pertinentes a todos quantos recorrem à figura da "Lealdade"como arma de arremesso ou de defesa. Em primeiro lugar sugiro que a utilizem menos vezes, para que não perca SIGNFICADO, em segundo que tentem responder à algumas das questões acima apresentadas, por exemplo, e percebam se de facto sabem do que falam. Para os menos dedicados ao estudo deixo aqui uma possível explicação de Lealdade ou Fidelidade se preferirem.

Geminação

O dia 8 de Setembro de 2008 entrará para a história dos camaralobenses como o dia em a Câmara Municipal de Câmara de Lobos assinou um Protocolo de Geminação com a Comune di Forio, ilha de Ischia em Itália. Leia aqui . Se tempos houve em que a realização deste tipo de protocolos eram vistos como uma forma dos eleitos fazerem férias, actualmente são encarados como canais previligiados de comunicação e relações comerciais. Uma aposta na divulgação de ambas localidades como destinos turísticos por excelência, comunidades ricas em tradições e costumes que importa preservar e difundir, mas é sobretudo a troca de experiência sobre a gestão autárquica que assume maior relevo neste caso. Desde o primeiro contacto com a comitiva italiana, apercebi-me da sua enorme vontade em perceber o funcionamento da gestão local madeirense, entender os mecanismo e as opções de gestão territorial, dos recursos naturais, os incentivos à iniciativa privada e de que modo coexistem investimentos públicos e privado...

Resultados Escolares

O Governo da República, através do Ministério da Educação apresentou os resultados escolares de 2007/2008, aqui. Escusado será dizer que tal apresentação contou com a presença do Primeiro-Ministro que fez questão de salientar que os números agora apresentados são fruto das políticas educativas, mas também do esforço de professores, alunos e pais. Também seria escusado dizer que quer partidos, quer sindicatos, confederações de pais e de professores falaram a uma só voz contra os números apresentados, desmontando o que consideram mais uma campanha de marketing. Leia aqui, aqui , aqui e aqui . Todos lembramo-nos das duras críticas feitas sobretudo por associações de professores de Matemática, que questionaram os verdadeiros obejctivos do ministério com a realização de exames considerados demasiado fáceis. Compreendo a necessidade do governo em apresentar dados que contrariem os números avançados por orgnanismo internacionais como a OCDE. Se o governo de Sócrates, como qualquer outro di...