Avançar para o conteúdo principal

Quinta Grande (I)

O presidente da Junta de Freguesia da Quinta Grande, defende a construção de um resort um de uma unidade de turismo rural, na sua freguesia, segundo o que está publicado no Jornal da Madeira.
Esta vontade não é nova, e em Janeiro nos Encontros com o Poder Local, afirmou-o como sendo um dos seus objectivos e anseios, ver nascer na sua freguesia mais investimento privado.
Parece-me uma ideia muito interessante, por diversos factores, pelo aumento da oferta hoteleira do concelho, pelo emprego que poderá gerar, por servir como alavanca ao pequeno comércio da freguesia, gerando maior riqueza e propiciando a fixação da população na freguesia. Só por isto já valeria a pena o investimento, mas há muito mais.
Há a afirmação de um concelho como referência pela qualidade das suas infraestruturas, há o reconhecimento que mesmo estando perto do Funchal, não estamos condenados a ser um concelho dormitório, a sermos um concelho periférico, mas sim uma centralidade, há a necessidade de demonstrarmos que podemos inovar, evoluir, modernizar sem com isso perdermos as nossas tradições, o nosso património.
Pessoalmente sou mais apologista do turismo rural, por ser uma aposta clara na diferenciação do produto, pela possibilidade de criar atrações que nos distingam dos demais. Existem excelentes exemplos pelo nosso país fora, de investimentos em turismo rural, em que os hóspedes cultuvam a terra, participam nas actividades de manutenção do espaço circundante á propriedade, ou da criação de ateliers em que aprendem as tradições das localidades.
A imaginação é o nosso limite.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ridicularizar

A Presidente da Associação Madeirense das Mulheres Empresárias, conseguiu ridicularizar a atribuição de um Prémio que tem tudo para ser uma coisa "séria". Começa pelo nome, "International Woman Award", a ideia vem de uma senhora com um nome tipicamente madeirense, Giuliana Vignolo, como o nome é internacional, pode-se dizer os maiores diaparates, insultar as mulheres madeirenses, sejam elas empresárias ou não, porque o prémio é "international". Acham que estou a ser muito crítico, então vejam: Prémio Emprearial - Oprah Winfrey, sim essa mesma, a apresentadora norte-americana; Prémio Profissional - Conceição Estudante, Secretária Regional do Turismo e Transportes, mas a cereja no topo do bolo é o 3º prémio, Prémio na Área dos Resultados Humanos - Dolores Aveiro, quem? Esta associação foi criada em princípio para valorizar e promover o empreendedorismo desenvolvido por mulheres, supostamente madeirenses, ou supostamente a desenvolver a sua actividade nos li...

Bom filho a casa torna

Numa altura em que dizem que os blogues deixaram de estar na moda, decidi voltar a escrever e manter espaço activo e dinâmico. Com um novo nome e talvez quem sabe um novo layout,  espero conseguir motivar-me a fazer deste espaço um lugar de reflexão. Vamos ver!

Analisando os resultados

O resultado do PSD está longe ser brilhante em Câmara de Lobos, mesmo nas freguesias onde mantivemos uma maioria confortável, os sinais são claros de que outros partidos, nomeadamente o CDS/PP mantem uma tendência de crescimento. Há algum tempo atrás, escrevi aqui, aquela que era a minha convicção, que João Isidoro teria um mau resultado, muito aquém do que ele próprio e afirmava e que alguma comunicação social alimentava. Estava errado, teve um muito bom resultado, sobretudo se atendermos ao facto de o seu partido ser composto maioritariamente senão na totalidade por ex-militantes socialistas, e pelo pouco tempo de existência enquanto partido político na região. Mas o que mais me surpreendeu no resultado do MPT, e que levanta sérias dúvidas e alguma preocupação, é que o crescimento verificado relativamente às eleições legislativas, não se fez à custa do eleitorado socialista como erradamente se afirmou, mas sim do eleitorado social democrata. O PS teve o resultado que se esperava, o s...